Localizada na cidade de São João da Boa Vista no interior de São Paulo, a URE Nova São João obteve junto a CETESB a LI – Licença de Instalação, vai tratar 100% dos resíduos sólidos urbano “lixo” da cidade e região, gerando empregos diretos e indiretos na sua construção e operação.
O projeto teve suas obras iniciadas, a terraplenagem está prevista para finalizar este ano (2022), conforme cronograma de implantação em 2023 deverá iniciar-se as obras de construção civil e montagem da usina.
A planta possui uma etapa de pré-tratamento do lixo, onde tudo é separado automaticamente, inclusive o material reciclado. Nesta etapa, retira-se parte da unidade do lixo (orgânico) para, em seguida, passar para a fase de gaseificação e geração de energia.
O sistema de gaseificação acontece em baixa temperatura (atinge até 450º) e a síntese desse processo é a produção de “SINGÁS”, que, posteriormente, vai ser transformado em energia elétrica.
A usina possui um sistema de ciclo fechado. Isso é, após o “start”, a energia e o vapor produzidos pela própria indústria são responsáveis por abastecer todo o processo.
A planta conta ainda com uma grande estufa de alimentos orgânicos, com controle total de umidade, luz e nutrientes, com a injeção de C02 na estufa ocorre a aceleração da fotossíntese nas plantas. Essa estufa também vai ter sua função social e atender os trabalhadores que dependem dos ‘lixões’ e cooperativas.